A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

S. Isaías, profeta

Santo do dia 09 de maio

Descendente da casa do Rei Davi, Santo Isaías é o maior entre os chamados "Grandes Profetas" de Israel, que viveu cerca de oitocentos anos antes de Jesus. Segundo a tradição, ele teve uma longa existência e, no final, morreu como mártir.  
S. Isaías, profeta

Isaías nasceu em uma nobre tribo de Israel, em 770 a.C. Foi enviado por Deus para revelar, ao Povo infiel e pecador, a fidelidade e a salvação do Senhor, em cumprimento da promessa que Deus fez a Davi. Este grande profeta viveu, segundo a tradição, por mais de um século; suas profecias envolveram cerca de cinquenta anos da história de Jerusalém.

A chamada de Deus deu-se em um sonho

Os caminhos do Senhor são infinitos, assim como a maneira com a qual Ele nos chama para servi-Lo. No caso de Isaías, Deus apareceu-lhe em sonho para confiar-lhe a sua missão. O futuro profeta viu o Senhor sentado em um grande trono no Templo, circundado por querubins. Um deles pegou um carvão ardente do altar e com ele tocou a boca de Isaías, "purificando-a" do pecado. Assim, Deus tomou a palavra e convidou Isaías a pregar a verdade ao Povo escolhido.

O dom da profecia

As profecias de Isaías começaram em torno do ano 740 a.C., sob o reinado de Ozias. Em uma visão, o profeta viu a queda de Israel em um período histórico, que coincidia com o avanço do império assírio para o oeste. Suas visões duraram 44 anos, ou seja, durante os reinados de Jotão, Acaz, Ezequias e, finalmente, de Manassés.
Quando Ezequias se aliou aos egípcios, contra o crescente poder dos assírios, Isaías foi contra e profetizou a destruição do reino, pedindo aos homens para não fazer alianças entre si, mas se voltar somente para Deus. Eram exemplares a beleza e a transparência das suas palavras, tanto que, mais do que previsões de acontecimentos futuros, pareciam narrações de histórias passadas. O livro de profecias de Isaías é dividido em 66 capítulos, nos quais ele fala também da vinda do Libertador, descrevendo seu nascimento e obras, até a sua Paixão e Morte.

Morreu como mártir

Quando o Reino de Judá passa para o poder de Manassés, Isaías se preocupou, porque o novo rei era ímpio e cruel, por ter caído na idolatria. Então, o Senhor enviou o profeta para convidá-lo a voltar ao culto do único e verdadeiro Deus e ao arrependimento dos seus pecados.
Transcorria o 681 a.C. Manassés não só não deu ouvidos a Isaías, mas o condenou a uma morte atroz. Por isso, o Santo Profeta é venerado, em muitos lugares, também como mártir.

Santo do dia 09 de maio

Pacômio era um jovem do Alto Egito. Obrigado a se alistar no Exército, foi logo preso em Tebas. No cárcere, converteu-se ao cristianismo; mas, quando ficou livre, se colocou ao serviço de uma Comunidade, mas preferiu seguir a vida ascética, junto com outros monges, que o seguiram.  
S. Luísa de Marillac, co-fundadora das Filhas da Caridade
Luísa nasceu na França, no final do século XVI, e foi uma esposa e mãe dedicada. Ao ficar viúva, dedicou toda a sua vida à caridade e à assistência aos pobres. Em 1633, junto com São Vicente de Paolo, fundou a Companhia das "Filhas da Caridade". A Igreja celebra a sua festa em 9 de maio.   Leia tudo...Leia tudo...