S. Ivo, sacerdote, advogado dos pobres
Santo do dia 19 de maio
Ivo nasceu na Bretanha, em 1235, e se formou em Teologia e Direito. Tornando-se sacerdote e advogado, dava assistência jurídica gratuita. Em seu castelo, hospedava os pobres, que lhe pediam ajuda, sem deixar a pregação nas paróquias, entre Tredez e Louannec. Foi canonizado por Clemente VI, em 1347.
Santo do dia 19 de maio
São Pedro Celestino V, contemplativo e amante do silêncio - morada de Deus - é celebrado pela Igreja no dia 19 de maio. O Santo é conhecido por convocar o “Jubileu do Perdão", em Áquila, em 1294, e pelo seu breve pontificado, que culminou com a sua renúncia, a poucos meses da eleição.
Leia tudo...
Leia tudo...Urbano nasceu sob o império de Diocleciano e morreu sob o de Alexandre Severo. Sobre o Papa Urbano I, temos poucas notícias certas. Mas, era um homem determinado e prático na defesa dos direitos da comunidade cristã. Morreu, provavelmente, como mártir, embora as fontes históricas não sejam unívocas.
Leia tudo...
Leia tudo...Estes dois Santos, sepultados na catacumba de São Calisto, em Roma, foram martirizados no ano 304 e celebrados pela Liturgia no seu “dies natalis”. Provavelmente, eram irmãos, de origem armênia e eunucos. Certo Emiliano, no seu leito de morte, lhes confiou a sua filha Anatólia Calista.
Pedro Fioretti entrou para a Ordem dos Capuchinhos, em 1693, como Frei Crispino. Por 40 anos, viveu em Orvieto, como agricultor de hortaliças e, depois, como mendigo; viajou pela Itália, sempre amado por seus aforismos. Foi o primeiro Santo a ser canonizado por São João Paulo II, em 1982.