A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

S. Tarcísio, romano, mártir da Eucaristia

Santo do dia 15 de agosto

A Igreja recorda este santo no dia da Solenidade da Assunção de Nossa Senhora. Tarcísio era um menino cristão exemplar, que sacrificou a sua vida para defender as hóstias consagradas que levava consigo para fazer um ato de caridade. São Tarcísio é padroeiro dos acólitos e coroinhas.  
S. Tarcísio, romano, mártir da Eucaristia

Acólito das catacumbas

A história de Tarcísio ocorreu no século III. Naquela época, o imperador Valeriano perseguia os cristãos e Tarcísio era um jovem acólito da Igreja de Roma, que frequentava as catacumbas de São Calisto.
Certo dia, pensando que sua juventude seria o melhor abrigo para a Eucaristia, ofereceu-se para levar o Pão consagrado aos prisioneiros e enfermos.

Apertado ao peito

Mas, ao longo do caminho, encontrou alguns jovens pagãos. Ao perceberem que Tarcísio apertava alguma coisa ao peito, tentaram arrancá-la. O menino não cedeu e, por isso, levou chutes e alguns até o apedrejaram. No entanto, Tarcísio resistiu e consegue não deixar profanar as hóstias. Estando já em fim de vida, um oficial pretoriano, que, às ocultas, havia se convertido ao cristianismo, o socorreu e o levou ao sacerdote da sua comunidade. Entre suas mãos cruzadas no peito, ainda se encontrava o pequeno bornal com a Eucaristia.

Protomártir da Eucaristia

Após a sua morte, Tarcísio foi enterrado nas catacumbas de São Calisto. Na epígrafe, foi inciso o ano 257, a pedido do Papa Dâmaso.
Aa seguintes palavras, escritas nas catacumbas de São Calisto, chegam até nós através de vários testemunhos, recordam o seu martírio: “Enquanto um grupo de malvados se atirava contra Tarcísio, para tentar profanar a Eucaristia que carregava consigo, ele, espancado à morte, preferiu perder a vida, ao invés de entregar aos cães raivosos as Partículas celestes do Corpo de Cristo”.

Carne da sua carne

Uma tradição oral também fala sobre este protomártir da Eucaristia, dizendo que, sobre o seu corpo, não foi encontrado o Santíssimo Sacramento. Segundo esta tradição, a Partícula consagrada, defendida com vida pelo jovem acólito, tornou-se carne da sua carne. Esta foi a única Hóstia oferecida a Deus, que se uniu ao seu corpo.

Santo do dia 15 de agosto

S. Estanislau Kostka, jesuíta
Estanislau, de família nobre polonesa, estudou no Colégio jesuíta de Viena, onde amadureceu sua vocação de entrar para a Companhia de Jesus. Para seguir o Senhor, chegou a desafiar seu pai, fugindo para Roma. O primeiro Noviço jesuíta, que se tornou Beato, faleceu aos 18 anos, em 1568.   Leia tudo...Leia tudo...