Santo do dia 22 de janeiro
Conheça a História e a Devoção
No dia 22 de janeiro, a Igreja Católica celebra a vida e o legado de santos e beatos que marcaram a história da fé com seu exemplo de amor a Deus e ao próximo. Nesta data especial, recordamos sua trajetória, milagres e ensinamentos, que continuam a inspirar fiéis em todo o mundo.
Acompanhe conosco a história do Santo do Dia 22 de janeiro, descubra suas virtudes e aprofunde-se na espiritualidade cristã através de orações e reflexões. Que seu testemunho de fé fortaleça nossa caminhada diária!
Natural de Zaragoza, Espanha, Vicente foi um excelente diácono do Bispo Valério. Era um homem corajoso e grande pregador. Foi preso durante as perseguições de Diocleciano, mas não cedeu, nem diante das tremendas torturas. Vicente morreu como mártir, em 304, e logo foi venerado como Santo.
Sacerdote romano, Vicente promoveu o papel dos leigos na Igreja, antecipando os tempos, e venceu a desconfiança do mundo eclesiástico. Para ele, o anúncio do Evangelho não cabia apenas ao clero, mas a todos os batizados, homens e mulheres. Ele queria uma comunidade, onde todos fossem "apóstolos".
O jovem Magundat, soldado do exército persa, era fascinado pelo cristianismo. Por isso, foi para Gerápolis e, depois, para Jerusalém, onde se converteu com o nome de Anastácio. Foi monge, por sete anos, em Cesareia, na Palestina. Foi preso e torturado antes de ser martirizado, no ano 628.
Calendário Litúrgico
22 de janeiro: Quarta-feira da 2ª semana do Tempo Comum
Leituras e Evangelho de Hoje
1ª Leitura: Hb 7,1-3.15-17
Evangelho: Mc 3,1-6
Cor Litúrgica: Verde