A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho

Santo do dia 26 de setembro

 

Conheça a História e a Devoção

 
No dia 26 de setembro, a Igreja Católica celebra a vida e o legado de santos e beatos que marcaram a história da fé com seu exemplo de amor a Deus e ao próximo. Nesta data especial, recordamos sua trajetória, milagres e ensinamentos, que continuam a inspirar fiéis em todo o mundo.
 
Acompanhe conosco a história do Santo do Dia 26 de setembro, descubra suas virtudes e aprofunde-se na espiritualidade cristã através de orações e reflexões. Que seu testemunho de fé fortaleça nossa caminhada diária!
SS. Cosme e Damião, mártires

O cuidado dos enfermos foi a alavanca principal da vida dos dois irmãos, que viveram no século III, no tempo da perseguição contra os cristãos. Eles cuidavam dos doentes, sem aceitar remuneração. Por isso, receberam o apelido de “anárgiros”, palavra grega que significa "sem prata". A sua fama de homens corajosos e distintos benfeitores espalhou-se, rapidamente, por toda a região.
A atividade destes Santos gêmeos não se limitou apenas aos cuidados do corpo enfermo. Na sua prática profissional, visavam também o bem das almas, com o exemplo e a palavra. De fato, converteram muitos pagãos ao cristianismo.
É famoso o episódio da cura de uma mulher hemorroíssa, chamada Paládia, que, por gratidão, deu três ovos aos dois irmãos. Porém, por não aceitarem, ela implorou a Damião que os aceitasse, em nome de Cristo, aquela pequena oferta. Para não ofender a mulher, Damião aceitou os ovos. Este seu gesto provocou a reação de Cosme, que pediu, publicamente, após a sua morte, para não ser enterrado com seu irmão.

Martírio

O suplício dos dois irmãos é narrado pela Lenda Áurea, segundo a qual foram primeiro jogados no fogo, de onde saíram ilesos. Depois, foram condenados à lapidação, mas as pedras voltavam contra os atiradores. E, ainda, as flechas lançadas pelos arqueiros feriram seus algozes. Por fim, foram decapitados.

Não sejam separados...

Na pintura do Beato Angélico, a representação da sepultura dos dois Santos é baseada no que foi narrado pela Lenda Áurea. Segundo esta narração, o dromedário, que transportava o corpo de San Damião, de repente começou a falar com voz humana, pronunciando estas palavras: "Nolite eos separare a sepoltura, quia non sunt separati merito" (“Não sejam separados na sepultura, porque não são diferentes por mérito”).
A Igreja celebra a festa litúrgica dos Santos Cosme e Damião no dia 26 de setembro.
O culto deles estendeu-se do Oriente à Itália, sobretudo em Roma e na região da Apúlia.

Sabe-se pouco ou nada sobre a vida de Senador. Provavelmente, era um mártir dos primeiros séculos da era Cristã. Segundo algumas fontes, era natural de Albano, no Lácio, porque, naquele lugar famoso, ao longo da Via Ápia, havia uma igreja a ele dedicada, na qual se realizavam grandes prodígios.  
S. Nilo, abade, fundador do mosteiro de Grottaferrata
Nicolau nasceu em Rossano, Calábria, em 910, e entrou para a vida monacal, recebendo o nome de Nilo. Como eremita, entre orações e estudo, tornou-se modelo para os monges. Não querendo honras, transferiu-se para Cápua e depois para Gaeta. Aos 90 anos, fundou a Abadia de Grottaferrata, perto de Roma.  

Calendário Litúrgico

26 de setembro: Friday of the Twenty-fifth Week in Ordinary Time

Leituras e Evangelho de Hoje

Reading I: Haggai 2:1-9
Responsorial Psalm: Psalm 43:1, 2, 3, 4
Alleluia: Mark 10:45
Gospel: Luke 9:18-22

Cor Litúrgica: Green