Santo do dia 3 de janeiro
Conheça a História e a Devoção
No dia 3 de janeiro, a Igreja Católica celebra a vida e o legado de santos e beatos que marcaram a história da fé com seu exemplo de amor a Deus e ao próximo. Nesta data especial, recordamos sua trajetória, milagres e ensinamentos, que continuam a inspirar fiéis em todo o mundo.
Acompanhe conosco a história do Santo do Dia 3 de janeiro, descubra suas virtudes e aprofunde-se na espiritualidade cristã através de orações e reflexões. Que seu testemunho de fé fortaleça nossa caminhada diária!
De origens gregas, Antero foi Papa por apenas 40 dias. Foi martirizado em 236, sob o império de Maximino Trácio, por ter mandado inserir os Anais dos Mártires nos Arquivos da Igreja de Roma, para não serem dispersos. Foi o primeiro Papa a ser sepultado nas Catacumbas de São Calixto.
Genoveva viveu em Paris, por volta do ano 500. Filha de nobres galo-românicos, bem cedo escolheu para si a vida ascética das virgens consagradas ao invés do matrimônio. Tocada pela graça, foi mística e curandeira. Em torno dela, respirava-se odor de santidade. Genoveva é padroeira de Paris.
Leia tudo...
José Maria Tomasi nasceu na região da Licata, em 1649, em uma nobre família siciliana de Lampedusa. Renunciou ao título em prol do irmão e tornou-se religioso teatino. Precursor da Reforma Litúrgica, foi nomeado Cardeal pelo Papa Clemente XI, em 1712. João Paulo II o proclamou Santo em 1986.
De origens gregas, Telésforo nasceu na região da Calábria. Foi anacoreta no Egito e Palestina e Papa de 125 a 136. Instituiu a Missa do Galo, com o canto “Gloria in excelsis Deo”, como também o jejum quaresmal e a celebração da Páscoa no domingo. Combateu o gnosticismo e morreu como mártir.
Calendário Litúrgico
3 de janeiro: Natal: 3 de janeiro
Memorial
Leituras e Evangelho de Hoje
1ª Leitura: 1Jo 2,29-3,6
Evangelho: Jo 1,29-34
Cor Litúrgica: Branco